top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcos Rodrigues

Problemas com sua contabilidade?

Venho relatar aqui um resumo do que os mais de 20 anos de experiência na área contábil e tributária me demonstraram: a falta de qualidade dos serviços contábeis prestados pelos escritórios.

De forma sucinta, anualmente se graduam milhares de profissionais na área contábil. Desses milhares de profissionais, alguns vão para a área de concursos, outros trabalham em empresas privadas e um percentual alto de profissionais vai empreender.

Considerando que a contabilidade é um serviço necessário de ser contratado e considerando que o número de empresas no Brasil cresce a cada ano, então cada vez temos mais profissionais e cada vez temos mais empresas.

Até aí não vemos problemas nessa questão. Então onde está o problema?

O problema habita a lacuna da qualidade dos serviços prestados.

Nossa legislação é complexa. Nos últimos anos diversas foram as declarações novas e procedimentos que requerem horas de estudo e preparação por parte desses profissionais e isso causa uma prestação de serviço com uma qualidade que fica aquém do necessário pelo cliente.

Acompanho a bastante tempo a análise de soluções tributárias para empresas de todos os portes e nessa caminhada vi muitas empresas que não podiam ter suas declarações auditadas pois os dados não eram verídicos ou não possuíam a qualidade necessária para ser analisada.

Então vos pergunto: se não podemos confiar na qualidade das informações, porque contratamos um escritório para fazer esse serviço?

A informação gerada pela contabilidade deveria ter uma valia estratégica e não ser um mal necessário.

Outro questionamento que trago aqui a titulo de provocação é o porque da dificuldade das empresas migrarem sua contabilidade de um escritório antigo para um novo que atenda melhor? Seria porque o contador antigo já está a tanto tempo com essa empresa que ele acabou validando operações que não eram talvez as mais corretas? Seria por medo do empresário de ter sua contabilidade denunciada pela troca, pelo próprio antigo contador em alguma operação?

Já conversei e atendi empresários que diziam que apesar do seu contador estar realizando um péssimo serviço ele não iria trocar o mesmo! Faz sentido? Ao nosso ver não faz!

Dessa forma, trazemos a seguir um vídeo para complementar a matéria que viemos provocar. O tema é de suma importância e uma contabilidade barata nem sempre é a melhor solução, pois o empresário não pode esquecer que a multa a ser gerada por qualquer irregularidade será aplicada sobre a empresa e não sobre a contabilidade, ou seja, o barato sai caro na maioria das vezes.

Fica a nossa provocação ao tema. Comente o vídeo, ou o nosso post. Envie seu comentário e converse conosco se você está com uma necessidade nesse sentido.

Vamos juntos tornar sua contabilidade uma arma a favor da empresa e não contra a mesma.

Marcos Rodrigues


OBS:A Solution e a Economy são empresas parceiras que em breve se tornarão apenas uma. Assim, a título de esclarecimento, citamos ambas pois no vídeo aparece a Economy, mas aqui no site estamos representados pela Solution.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page