top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcos Rodrigues

Extinção do eSocial, verdade ou lenda?

Bom pessoal, com a grande quantidade de 'fake news' que transita pelas redes sociais, sempre temos que nos perguntar várias vezes se uma notícia é verdadeira ou não. Infelizmente a notícia real, somente os dirigentes do nosso país é que possuem, então por muitas vezes acabamos sendo vítimas dessa onda de mentiras.


De toda forma, cabe a nós pesquisadores e curiosos do mundo corporativo ficar atentos e preparados caso essas informações sejam realmente verdade.


Segundo notícias do SESCAP-PR, está fora de cogitação a extinção do eSocial, plataforma usada por empregadores para fornecer ao governo informações sobre seus empregados. Esta afirmação é do sustentador do eSocial na Superintendência da 9ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, Marcos Antônio Salustiano da Silva, em entrevista ao Portal de Notícias do SESCAP-PR (12/06/19), em Curitiba.


“Há uma boataria nesse sentido, inclusive em veículos da imprensa com circulação nacional, mas podemos afirmar categoricamente que no momento não há chance de extinção do eSocial”, afirma Salustiano, ao destacar que o prejuízo seria muito grande para o governo federal, que já investiu muitos milhões de reais na plataforma e para as empresas que desenvolveram e as que adquiriram softwares compatíveis com o sistema.


“Por que o governo começaria do zero um projeto que iniciou-se em 2013 e está em fase final de implantação, jogaria fora 6 anos de desenvolvimento e de treinamento de todos os envolvidos?” indaga o auditor Salustiano, ao destacar que quase 80% dos trabalhadores brasileiros já estão inseridos na plataforma e agora em agosto a Caixa Econômica vai liberar a Guia do FGTS e em julho teremos 100% dos trabalhadores inseridos no eSocial.


Mudança

Após ignorar a boataria sobre a extinção do sistema, o sustentador do eSocial disse que nos próximos dias haverá sim mudança no cronograma da implantação do quesito


Segurança e Saúde do Trabalhador (SST).

Ele prefere não antecipar as mudanças, porém destaca que não se espera alterações radicais porque muitas informações constantes nesse item seguem regras internacionais, como tratados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), dos quais o Brasil é signatário.


Opinião da Solution Contabilidade

A Solution Contabilidade corrobora o entendimento que não faria o menor sentido, o governo investir milhões na plataforma e logo no início da sua utilização, substituir ela por outra forma de declaração.



18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page